
desporto
Os chineses também têm os seus ídolos no desporto.
O famoso gigante chinês de 2m20 que joga basquetebol pelos Houston Rockets na NBA e que até já foi distinguido como o Trabalhador Chinês do Ano em 2004 na sua cidade natal, Shanghai, o campeão olímpico e recordista mundial Liu Xiang e o... Ronaldinho.
Aliás, como em todos os sítios e cidades e países onde já estive, o FC Barcelona é muito apreciado e respeitado. E visto como o exemplo mundial de clube desportivo de resistência muito para além do futebol e que usa a sua voz para levar mais longe a luta de todos os afirmam e mostram que há um país chamado Catalunha.
Já que falo de clubes, e é importante lembrar que os chineses acompanham o futebol da Europa há pouco tempo, e como tal foi o primeiro sítio em que estive em que o FC Porto é mais conhecido que o Benfica. Não conheci ainda nenhum chinês que conhecesse sequer o "glorioso". (até parece que estou a ver os sorrisos de gozo tripeiros de alguns bem como as caras de tacho de lampiões e lampionas...)
Como no ocidente, onde é normal ver putos a jogar a bola na rua, aqui é normal ver putos a jogar ping-pong e badminton improvisados na rua. Futebol e basquetebol só em recintos criados para o efeito.
Mas é claro que os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 vão alterar para sempre o desporto chinês. Mas o que todos esperam é ver se algum país (a China) vai ser capaz de conseguir mais medalhas e recordes que os EUA, algo que não acontece desde o desaparecimento da União Soviética.